Como montar um Hackintosh com El Capitan

A algum tempo atrás escrevi um passo a passo de como montar um hackintosh com o Mavericks ou Yosemite, pouco tempo depois foi lançado o OSX El Capitan e o processo de instalação modificou um pouco, o que for igual irei copiar e colar do tutorial antigo por aqui. Então vamos ao tutorial do El Capitan:

1º Passo: Escolhendo o Hardware

O primeiro passo para ter um hackintosh de sucesso é saber escolher o hardware ideal, no site do Tonymacx86 todo mês eles publicam uma lista dos hardwares disponíveis no mercado compatíveis com hackintosh. A lista mais recente disponível no momento que escrevo esse post é a de Abril de 2016 que você pode ver clicando aqui. Segue também o link de lista anteriores Março | Fevereiro

Obs.: HD, Memoria, Leitor de DVD, Mouse, Teclado e Fonte é de acordo com sua preferencia, eles são universais e não precisa de nada especifico para conseguir usar no hackintosh. Se puder investir em um SSD, compre, é outro mundo, tudo abre mais rápido, liga mais rápido, etc. Uso um de 120GB da Kingston apenas para o sistema operacional e programas e é outro mundo em comparação a um HD comum. Uma alternativa melhor que o HD e mais barata que o SSD são os HDs Híbridos, eles tem um pequeno SSD(geralmente de 8GB) que funciona como cache para o HD fazendo com que ele tenha uma melhor velocidade que um HD comum.

Após escolher o hardware compatível, basta efetuar a montagem como um computador normal.

É recomendado que monte o hackintosh utilizando placa de vídeo para um melhor funcionamento, caso não queria gasta muito, use a placa GeForce 210, você encontra ela por menos de R$ 100 e funciona perfeitamente com o OS X, além de não precisar de instalar kext(driver), pois o OS X reconhece ela nativamente.

Você também pode usar um hardware que você já tem em casa e não está listado no site ou notebook, mas as chances de tudo funcionar(video, wifi, ethernet, etc) são bem menores.

Leia todo post antes de sair comprando as peças. Pesquise também em outros locais ?

2º Passo: Criando o Instalador

Pelo Mac:

Pelo Windows: em breve

3º Passo: Instalação

Obs.: No video mostra também como fazer dual boot com o Windows, quem não quiser isso basta pular o processo de instalação do Windows.

 

4º Passo: Configuração e Kexts

Se você chegou nesse passo, parabéns. Agora o passo final é a instalação das kexts(drivers). O programa que será utilizado para a instalação dos kexts será o Multibeast. Como cada hardware terá uma maneira diferente durante a instalação, a melhor opção é pesquisar na internet pelo modelo da sua placa mãe junto de multibeast, se você está usando um dos hardwares listados no site do tonymac você irá achar facilmente na internet. Eu utilizo a placa mãe ga-b75m-d3h, então a forma de instalar o multibeast para ela é a seguinte:

Screen Shot 2012-11-07 at 12.56.02 AM

Quando eu montei o meu, primeiro eu pesquisei como configurar a placa mãe e cheguei na ga-b75m-d3h pelo seu custo e facilidade de instalação, então fica a dica, antes de comprar procure o processo de instalação dos kexts para a placa escolhida. As novas versões do Multibeast está com uma interface diferente, mais o nome dos recursos são os mesmos.

Antes de sair instalando tudo que o Multibeast te oferece, veja o que está funcionando e o que não está(ethernet, audio, vídeo) e instale apenas o que falta funcionar. Se você usa SSD é bem recomendado que instale a kext de TRIM disponivel no Multibeast.

Abaixo irei deixar uma lista de sites uteis que pode te ajudar no processo de instalação, e caso você tenha alguma duvida deixe nos comentários que irei ajudar na medida do possivel.

Por favor, não me mande e-mails ou mensagens no Facebook, se quiser tirar duvidas, poste abaixo nos comentários, dessa forma sua duvida fica disponível para pessoas que sabem a solução e também para quem está passando pelo mesmo problema saber como resolver.

Texto adaptado do tutorial Como montar um Hackintosh Mavericks ou Yosemite