Uma empresa de hospedagem foi deletada com uma linha de código errado

A máxima de que, em programação, um pequeno detalhe fora do lugar pode destruir tudo foi provada real depois que uma pequena empresa de hospedagem no Reino Unido foi completamente apagada com a utilização errada de um código. O desastre foi obra de Marco Marsala, o diretor da companhia, que acidentalmente mandou que seu computador apagasse o conteúdo de toda a infraestrutura da companhia e seus mais de 1,5 mil clientes.

O desastre aconteceu depois de um uso equivocado do código “rm -rf”, que serve para apagar completamente todo o conteúdo de um diretório específico, ignorando completamente mensagens de aviso e outras solicitações do sistema. Ao aplicar isso no Bash, o console do Linux, Marsala acabou indicando erroneamente as pastas que deveriam ser deletadas e acabou o utilizando sem variáveis definidas, fazendo com que o script apagasse completamente todo o conteúdo de absolutamente tudo.

Foram embora, nessa brincadeira, todos os dados dos servidores, de seu próprio computador e também dos drives de backup que estavam conectados à infraestrutura. Com isso, saíram do ar os sites e serviços online dos 1.535 clientes da empresa, bem como toda a operação que estava montada na companhia de hospedagem. Ela está essencialmente “morta”, como afirmaram os usuários de um fórum onde Marsala pediu ajuda logo após o ocorrido.

Contratar os serviços de uma empresa que recupera dados apagados também pode não ser frutífero devido ao próprio comportamento do código. O processo é caro, trabalhoso, demorado e, acima de tudo, pode acabar não fornecendo dados completos, o que, para os fins de recuperação da empresa que seu diretor procura, não é suficiente. “Seu negócio está acabado. Em vez de procurar suporte técnico, você deve ligar para seu advogado”, afirmou um dos usuários que comentaram o caso.

Para muitos, a situação também ressalta a falta de segurança e cuidado de muitos dos operadores de serviços menores de hospedagem. A conexão de drives de backup aos servidores originais pode até ser algo comum, mas a destruição de toda uma infraestrutura com um único comando, não é. Como finalizou um dos participantes da discussão, “se trata de um design astronomicamente mal feito, aliado a uma total falta de cuidado.”

Fonte: Independent