Como Reiniciar o Android em Safe Mode (Modo de Segurança)

Assim como no Windows, o Android também possui o recurso de reiniciar o sistema operacional em Modo de Segurança. Esse tipo de reinicialização é indicada quando você está enfrentando problemas de lags, instabilidades ou consumo elevado de bateria, sendo assim o modo de segurança permitirá que você identifique o que está impactando a performance do dispositivo.

Se você visualizar os mesmos erros ainda que esteja em modo de segurança, podemos deduzir que isso está relacionado ao próprio sistema operacional. Mas se os problemas sumirem, certamente o problema está em um ou mais aplicativos/games instalados por APK ou pela Play Store. Porém no modo de segurança você poderá se livrar de qualquer aplicativo de terceiros facilmente.

Como Iniciar o Android em Modo de Segurança

O modo de segurança ou safe mode está disponível em praticamente todos os dispositivos Android, porém o método de acesso pode variar em cada um. Abaixo apresentamos dois métodos para fazer esse tipo de inicialização no seu smartphone ou tablet.

Como Iniciar o Android em Safe Mode para dispositivos antigos

Se você tem um dispositivo Android com versão inferior à 4.1 (Jelly Bean), o método abaixo é o indicado para acessar o modo de segurança:

  1. Segure o botão de Liga/Desliga até aparecer o menu e na sequência toque em desligar. Depois de desligado, ligue o dispositivo novamente.
  2. Assim que a primeira tela com logo aparecer, segure juntos os botões de volume até que o dispositivo inicie.
  3. Agora com o Android já iniciado, você verá uma marcada d’água com a mensagem “Modo de Segurança” no rodapé da tela, confirmando que nosso procedimento foi bem sucedido.

android-em-modo-de-seguranca

Obs.: Se os procedimentos acima não funcionarem, tente segurar o botão físico do Menu ao invés de segurar os dois botões de volume ao iniciar o dispositivo.

Como Iniciar o Android em Modo de Segurança nos dispositivos a partir do Jelly Bean

Se você possui a versão Jelly Bean do Android ou superior, siga os procedimentos abaixo para acessar o modo de segurança no dispositivo.

  1. Pressione o botão de Liga/Desliga até que apareça um menu.
  2. No menu pressione e mantenha a opção Desligar, assim a será exibido um popup de confirmação para reiniciar em modo de segurança, é só confirmar no botão “OK”.

reiniciar-android-em-safe-mode

Obs.: Se o seu dispositivo possui um botão físico para acessar o Menu, recomendamos que siga o primeiro método apresentado nesse tutorial, testando entre a inicialização com os botões de volume ou com o botão de menu.

No modo de segurança você poderá visualizar apenas os aplicativos que vieram de fábrica, ou seja, os aplicativos instalados pela Play Store ficarão invisíveis, bem como os widgets de suas telas.

Mesmo que os aplicativos de terceiras estejam desabilitados, você poderá desinstalar cada um normalmente. Se você suspeita que aplicativos instalados recentemente sejam os causadores das instabilidades, talvez seja interessantes começar a limpeza por eles.

Se os problemas continuarem, você provavelmente terá que realizar um Factory Reset no Android, mas tome cuidado, pois um factory reset apagará suas fotos, vídeos, aplicativos e qualquer configuração do dispositivo. Por isso faça um backup completo antes de seguir esse caminho.

Para sair do modo de segurança, basta reiniciar o Android da maneira convencional, pressionando o botão Liga/Desliga e tocando na opção Desligar, e depois ligue o dispositivo novamente.

Se depois de utilizar o Android em modo de segurança e algumas ainda não funcionarem como deveriam, talvez seja interessante fazer os wipes no seu dispositivo.