A Toshiba anunciou o lançamento de um ultrabook high-end que tem visual de MacBook, preço de MacBook e tela de MacBook, mas se chama KIRAbook. O principal atrativo é o display, que tem uma densidade de pixels tão alta que pode ser comparado ao Retina.
São 221 PPI numa tela de 13,3 polegadas e resolução de 2560 por 1440 pixels. Mas quem quiser utilizar a saída HDMI tem que se contentar com a resolução máxima de 1920 por 1080 pixels na outra tela. Na versão mais básica, o monitor não reconhece toques, mas, por 200 dólares a mais, é possível ter esse recurso.
Aliás, já que começamos a falar de preço, o KIRAbook começa lá em cima, em 1.599 dólares. Para efeito de comparação, o preço inicial do MacBook Pro com tela Retina de 13 polegadas é 100 dólares mais barato. O KIRAbook com maior configuração, que inclui um processador i7, sai por 2 mil dólares.
No resto das configurações, é a mesma coisa para todos os preços: o sistema operacional é Windows 8, tem 8 GB de RAM e o armazenamento é num SSD de 256 GB, com mais 25 GB de armazenamento em nuvem caso seja necessário.
Para quem acha que estamos comparando demais o ultrabook da Toshiba aos notebooks da Apple, é verdade, estamos. Mas o próprio gerente de marketing, Young Bae, fez isso num encontro com o site PCWorld ao afirmar que o KIRAbook é “uma tela de MacBook Pro num ultrabook que é mais leve que o MacBook Air”; ele tem o corpo feito de liga de magnésio e pesa cerca de 1,17 quilo.
O ultrabook estará à venda em maio, pelo menos lá fora. Vale o investimento?