Contador em site da Microsoft sugere anúncio de novo Xbox em junho

Microsoft lançou um contador no site do relações públicas da área de Xbox, Larry Hyrb, conhecido como Major Nelson, que sugere que a empresa irá apresentar um novo videogame em junho de 2013, durante a feira Electronic Entertainment Expo (E3), que acontece nos Estados Unidos.

A empresa não se manifestou sobre um possível anúncio, mas o fato de ela criar um contador (clique aqui para acessar) que termina no dia de sua apresentação na feira E3 no dia 11 de junho, cinco meses antes, levantou suspeitas.

Não é surpresa, contudo, que a Microsoft prepara o lançamento do sucessor do Xbox 360, videogame lançado em 2005. Mesmo com títulos de alta qualidade lançados no final de 2012, o aparelho – ao lado do PlayStation 3 – começa a mostrar sua idade: o visual dos jogos, antes os melhores entre todas as plataformas, perdem para as versões de PC. Os computadores mais robustos têm potencial para rodar jogos com gráficos muito superiores e com uma inteligência artificial aprimorada dos personagens e inimigos.

A previsão é que, caso seja anunciado na E3, o novo Xbox comece a ser vendido no final de 2013.

Rumores
Em junho de 2012, um documento de 56 páginas teria vazado e revelado o suposto novo Xbox, que chegaria às lojas no final de 2013. Além de novas capacidades gráficas, o aparelho teria uma nova versão do Kinect, sensor de movimentos do X360, rodaria discos em Blu-ray e teria óculos de realidade aumentada. A Microsoft apagou o documento logo após o vazamento.

O Xbox 720, como o suposto documento chama o novo aparelho, seria vendido por US$ 300, teria um ciclo de vida de 10 anos e expectativa de vendas de 100 milhões de unidades. Ele teria também suporte nativo à imagens 3D com resolução Full HD (1080p), performance de gráficos seis vezes melhor do que o atual console e ficaria “permanentemente ligado” para baixar conteúdo da internet.

Kinect Glasses

O novo sensor de movimentos do aparelho seria uma melhoria do Kinect atual, com captura de movimentos mais precisa, melhor reconhecimento de voz e qualidade de imagem, suporte a acessórios e compatibilidade com até quatro jogadores ao mesmo tempo. Diferentemente do acessório atual, seu processamento seria feito diretamente no console.

O suposto documento fala ainda do Kinect Glasses, projeto que recebeu o nome de Project Fortaleza. Quando o atual Kinect, criado pelo brasileiro Alex Kipman, foi apresentado, ele se chamava Project Natal, uma referência à cidade brasileira, uma das preferidas do criador do acessório. Isso indicaria que Kipman estaria envolvido no projeto. Os óculos teriam realidade aumentada e outros recursos como o Project Glass, os “óculos do futuro” apresentados pelo Google, e teria conexão Wi-Fi e 4G. Segundo os documentos, ele chegaria às lojas em 2014, um ano depois do Xbox 720.