Ubuntu anuncia versão móvel para concorrer com Android e iOS

O sistema operacional de código aberto Ubuntu vai ganhar uma versão para dispositivos móveis, conforme anunciou a Canonical na última segunda-feira (2). Os telefones com o sistema deverão aparecer nas lojas no início de 2014, ainda que pequenas versões beta do sistema já estejam em circulação entre a mídia especializada, nas feiras de tecnologia e entre usuários selecionados.

A principal diferença entre o novo Ubuntu e o Android é que o novo sistema conta com o programa Java Virtual Machine, que segundo a Canonical tornará possível o uso dos principais aplicativos com um pequeno gasto de memória. Os celulares que receberem a plataforma terão ainda uma função chamada “desktop convergence”, que transformará o aparelho em um PC de verdade quando plugado em um teclado e um monitor.

Construída a partir dos mesmos kernels e drivers do Android do Google, o sistema irá suportar processadores com arquiteturas ARMs e X86. A Canonical revelou quais serão os requisitos mínimos para rodar o sistema nos celulares: processador de 1Ghz, 512 MB a 1 GB de RAM e uma tela de função multi-toque.

As primeiras impressões sobre o sistema indicam que ele se parece muito mais com Windows 8, com muitas funções relacionada a rápidos deslizes de dedos. O novo celular Ubuntu estará presente nas principais feiras e eventos de tecnologia de 2013 e novas notícias sobre ele devem surgir em breve.

Via 9to5

LG inicia venda da 1ª TV OLED do mundo por US$ 10 mil

A sul-coreana LG anunciou nesta quarta-feira sua primeira linha de TVs OLED, iniciando a pré-venda de modelos de 55 polegadas por US$ 10 mil na Coreia do Sul. O aparelho tem apenas 4 mm de espessura e pesa menos de 10 kg. A tecnologia é considerada o futuro das telas dos eletrônicos de consumo, já que é mais eficiente em termos energéticos e oferece contraste de imagens mais elevados que o LCD, além de ser tão finas que os dispositivos do futuro poderão ser dobráveis como papel.

A LG afirmou que começará a entrega dos aparelhos na Coreia do Sul no início de fevereiro. No país, o modelo de 55 polegadas chegará às lojas quatro vezes mais caro que um similar com tela de LED e cinco vezes mais se comparado com televisores da LG com tela LCD. Os aparelhos OLED devem ser lançados nos Estados Unidos, Europa e outros mercados asiáticos durante o primeiro trimestre de 2013. Os aparelhos estarão à venda em 1,4 mil lojas da Coreia do Sul.

As produtoras rivais de televisores japonesas Sony e Panasonic anunciaram em junho do ano passado que cooperarão na produção de aparelhos equipados com telas OLED na batalha contra as rivais sul-coreanas Samsung e LG pela liderança no mercado de TV de próxima geração.

A corrida pela liderança no segmento de TVs OLED, vistas como sucessoras dos modelos de telas de cristal líquido (LCD), dependerá da produção maciça de telas que permitirá preços que atraiam os consumidores para a nova tecnologia.

As projeções indicam que as vendas mundiais de televisores OLED devem disparar de 50 mil unidades neste ano para 1,7 milhão em 2014, de acordo com o grupo de pesquisa DisplaySearch. Esse total representa apenas uma pequena fração dos 250 milhões de televisores de todos os tipos que devem ser vendidos no mundo em 2013.

“O lançamento tem significado principalmente simbólico, mostrando que a LG tem a tecnologia pronta para o mercado antes de qualquer um de seus rivais”, disse a analista Sophia Kim, da Woori Investment & Securities.

Com informações da Reuters.

Com sala vazia, Ano-Novo é celebrado em doodle do Google

A chegada do Ano-Novo foi celebrada pelo Google com um logo comemorativo – o tradicional doodle, brincadeira recorrente da empresa em datas importantes. A homenagem de hoje segue o mesmo modelo de ontem, no entando, somente  a escultura O Pensador, de Auguste Rodin – que, sem sair de sua tradicional posição, aparece na imagem sentado em frente a um computador tentando resolver o código de Turing.

Bolo brownie com nozes

INGREDIENTES

  • 180 g de chocolate meio amargo derretido
  • 2 colheres de sopa de margarina
  • 3 ovos
  • 1 xicara de chá de açúcar mascavo
  • 1/2 xicara de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de essencia de baunilha
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1/2 xícara de chá de nozes trituradas grosseiramente

Para a cobertura:

  • 180 g de chocolate ao leite
  • 1/2 caixinha de creme de leite

MODO DE PREPARO

  1. Juntar ao chocolate derretido em uma tigela, os ovos, a margarina, o açúcar mascavo e a essência de baunilha, mexendo bem
  2. Acrescentar a farinha de trigo peneirado com o fermento,a pitada de sal e as nozes
  3. Colocar a massa em uma forma de sua preferencia untada e polvilhada com chocolate em pó
  4. Eu usei uma forma de 20 cm com fundo removivel forrada com papel manteiga que deixei até o momento de servir
  5. Levar ao forno por 25 a 30 minutos
  6. Retirar,colocar a cobertura e decorar com nozes a gosto

Para a cobertura:

  1. Derreter o chocolate no micro-ondas por 1 minuto,se necessário colocar mais 1 minuto
  2. Misturar o creme de leite e usar

Tempo de preparo: 40min
Rendimento: 12 porções

Angry Birds e YouTube estão entre aplicativos mais baixados no ano

Angry Birds, Instagram e Facebook continuaram entre os aplicativos mais baixados em 2012, mas outros programas também conquistaram espaço nos smartphones e tablets. Neste ano, consumidores gastaram, em média, duas horas por dia usando aplicativos móveis, uma alta de 35% sobre 2011, segundo a pesquisa da Flurry. Esse número deve continuar a crescer em 2013.

“O ano de 2012 foi um divisor de águas na maneira como as pessoas usam aplicativos”, afirmou o vice-presidente da agência de marketing em aparelhos móveis Fiksu, Craig Palli. Segundo ele, a grande mudança é a vontade das pessoas de confiarem nos aplicativos tarefas do dia a dia.

Categorias como redes sociais, mídia e entretenimento, edição de fotos e jogos continuaram a atrair a atenção dos consumidores. YouTube e Angry Birds foram os aplicativos gratuitos que mais tiveram downloads na App Store, da Apple. No entanto, vários aplicativos lançados neste ano rapidamente entraram no raking de download e receita. O jogo Draw Something para iPhone e Android rapidamente ganhou popularidade após ser lançado em fevereiro e, apesar de já ter perdido gás, ainda é o segundo aplicativo pago mais baixado no ano para esses aparelhos.

“Houve uma grande demanda para jogos de vários jogadores, já que os novos LetterPress e ScrambleWithFriends se mostraram populares também”, afirmou Palli. “Em muitos aspectos, esses produtos se basearam no Words with Friends, mais revolucionário.”

Uber e Hailo, para serviços de aluguel de carros e táxis, e AirBnB e HotelTonight, para reservas de hotéis, começaram a ficar muito populares neste ano, segundo o especialista. Aplicativos de pagamento, como Square, e o lançamento do Passbook pela Apple consolidaram o smartphone ainda mais como uma carteira digital.

Falha no Facebook permitia que hackers ativassem webcam de usuários

O Facebook corrigiu uma vulnerabilidade na rede social que teria permitido que hackers tivessem acesso à webcam dos usuários sem o conhecimento deles e postassem vídeos em seus perfis sem autorização. A falha de segurança foi descoberta em julho por dois pesquisadores indianos e relatados à rede social. Aditya Gupta e Subho Halder, fundadores da XY Security, ganharam US$ 2,5 mil do Facebook como recompensa pela descoberta. As informações são da Bloomberg.

O porta-voz do Facebook Fred Wolens afirmou que não há nenhuma evidência de que a vulnerabilidade tenha sido explorada por cibercriminosos e algum usuário tenha sido afetado. “Essencialmente, muitas coisas teriam que dar errado – o usuário precisaria ser convencido a visitar uma página maliciosa e clicar para ativar sua câmera e, depois de um tempo, clicar para parar para que o vídeo fosse publicado”, afirmou.

O pagamento em dinheiro por descobertas de falhas é comum entre as empresas de tecnologia. Além do Facebook, companhia como Google e Mozilla pagam pela descoberta de vulnerabilidades em seus produtos. As três empresas juntas já pagaram cerca de US$ 2 milhões em recompensas sobre pontos fracos em seus sistemas.