Como Aumentar a Velocidade do Cartão SD no Android

A expansão de memória é um dos parâmetros mais decisivos na hora de escolher um smartphone ou tablet com Android. Mas esse diferencial que já é bom pode ficar ainda melhor, pois é possível melhorar o desempenho de um cartão SD, tornando seu dispositivo um pouco mais rápido para ler e armazenar informações.

Uma das “regras” mais populares entre os usuários Android é que os aplicativos de sistema devem ser mantidos na memória interna, enquanto que os aplicativos de terceiros devem ser movidos ou instalados diretamente na memória externa.

As fotos e vídeos também são arquivos que podem ser armazenados no cartão SD, mas independentemente do que você tenha nesse cartão, vamos ensiná-lo como melhorar sua performance, melhorando sua experiência com o dispositivo.

Vamos iniciar com a instalação do aplicativo SD Booster. Esse app é gratuito e você pode baixá-lo agora através da Play Store

gplay_pt-br_generic_rgb_wo_60

Obs.: o SD Booster requer que o usuário root esteja habilitado no dispositivo, do contrário esse tutorial não terá efeito para o seu dispositivo.

Ao executar o aplicativo ele mostrará qual o tamanho do cache atual. É exatamente essa configuração que vamos alterar, para isso basta tocar no que está à frente de “Cache para todos os dispositivos:” e informe o valor 2048, ou seja, estamos definindo um cache de 2 MBs para execução de apps, jogos e leitura de outros arquivos no cartão SD.

Para confirmar o procedimento, basta tocar no botão verde com “vezinho”:

aumentar-performance-sd-android-1

Uma vez que definimos o novo tamanho do cache, nada melhor do que testar os resultados, para isso vamos utilizar o aplicativo SD Tools que, como o próprio nome diz, contém alguns ferramentas para verificar seu cartão SD.

gplay_pt-br_generic_rgb_wo_60

Ao iniciar o SD Tools você algumas informações do dispositivo e no final da tela há dois botões, um deles é o “Start speed tests”, dê um toque sobre ele para iniciar um teste de desempenho.

aumentar-performance-sd-android-2

Ao final do teste você verá qual a velocidade de escrita ( Writing speed ) e leitura ( Reading speed ). Lembre-se que você pode alterar o tamanho do cache para mais ou para menos, vá testando conforme a sua necessidade.

aumentar-performance-sd-android-3

Temos certeza de que você vai gostar dos resultados, sabendo que e o desempenho da memória externa também benéfico para o sistema como um todo.

Você conhecia esse método para aumentar a velocidade do SD? Conhece outros métodos ainda melhores? Comente sua experiência com a gente!