Estudo: mundo terá 60 milhões de carros conectados nos próximos cinco anos

A consultoria Markets and Markets publicou um relatório sobre o “Mercado de Carros Conectados” mostrando que, em cinco anos, o mundo terá mais de 60 milhões de carros conectados à internet. A empresa também acredita que o volume desses veículos deverá aumentar 41,2% entre 2013 e 2018, movimentando cerca de US$ 98 bilhões (R$ 193 bilhões) até o final do período.

O estudo mostra que a chegada e a demanda por carros conectados será capaz de movimentar novos setores da economia, e também irá crescer graças ao avanço de redes de internet móvel como é o caso do 4G e da conexão Wi-Fi. A demanda dos motoristas por ferramentas de interação com a internet e redes sociais enquanto dirigem também deve ser um fator importante para o crescimento do mercado de carros conectados.

O setor impulsionará, ao longo dos próximos anos, empresas com soluções para este tipo de veículo, como novos modelos de seguros automotivos, ferramentas de conexão de smartphones e tablets com o veículo, assistentes de direção e serviços de conteúdo digital como, por exemplo, o serviço de músicas por streaming Spotify.

Além disso, o relatório da Markets and Markets revela que os Estados Unidos possuem o maior número de carros conectados do mundo, seguido pela Ásia que apresenta o crescimento mais rápido no setor. Em países como Brasil, Rússia e Alemanha, a tendência de entrada de carros conectados já é bem forte.