TIM e Itaú iniciam testes de sistema de pagamentos via smartphones

A operadora TIM, em parceria com o Itaú Unibanco e a Gemalto, empresa de soluções digitais, iniciou os testes de um novo sistema de pagamentos móveis, ou seja, os clientes da operadora e do banco poderão pagar suas compras utilizando apenas seus smartphones, sem precisar apresentar seus cartões de débito.

O sistema que está sendo testado pelas empresas é baseado na tecnologia NFC (Near Field Communication), permitindo que os usuários aproximem seus dispositivos móveis com suporte para o recurso de máquinas de pagamento e, em poucos segundos, paguem suas contas –  o smartphone atuará como uma ponte entre a máquina de pagamento e o sistema de cartões de crédito do banco, com os débitos sendo apresentados na fatura mensal do cartão.

“O principal objetivo do piloto é ganhar conhecimento sobre a tecnologia, capacitar colaboradores internos e, sobretudo, avaliar as dificuldades e percepções para uma futura amplificação”, afirmou a operadora em nota oficial. “A TIM e o Itaú pretendem expandir gradativamente os testes e, em função dos resultados deste piloto, a operadora poderá disponibilizar a tecnologia para os clientes no segundo semestre deste ano”.

Para a realização dos testes, a TIM disponibilizou para um seleto grupo de pessoas 50 aparelhos inteligentes compatíveis com a tecnologia NFC, e eles poderão realizar o pagamento em até 100 restaurantes credenciados espalhados nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.