Ferramenta de detecção de links suspeitos pode chegar ao WhatApp em breve

A mais recente atualização do WhatApp Beta, a versão 2.18.206, chegou ao Programa Beta da Google Play com um recurso que deve ajudar a prevenir os usuários contra cibercrimes. A função já estava sendo desenvolvida desde a versão beta 2.18.204 e ainda deve trazer algumas melhorias para a funcionalidade nas próximas atualizações.

Dito isso, o recurso de detecção de links suspeitos não está disponível e, até que chegue para todos, deve demorar um pouco. A ferramenta deve funcionar restringindo os recorrentes spams que estão na internet desde os primórdios e, portanto, são difíceis de conter totalmente — além de levarem muitas vezes os usuários a caírem em armadilhas.

A detecção de links suspeitos, como o nome bem sugere, irá analisar as mensagens que as pessoas receberem, caso esta contenha um link no corpo do texto. O intuito é detectar se o link irá redirecioná-lo para um site falso ou alternativo — uma brecha que muitos cibercriminosos usam para invadir os sistemas dos usuários.

Se o recurso detectar um link suspeito, a mensagem é marcada com um rótulo vermelho, indicando a suspeita. E mesmo que o usuário toque no link e tente acessá-lo, o WhatsApp alertará novamente que a pessoa está tentando abrir um site que não é confiável. A ferramenta ainda está em desenvolvimento e ainda deve ser aprimorada até chegar ao público.

Fonte: WABeta Info