Twitter fornecerá dados em tempo real para agências durante Olimpíadas

O Twitter lança nesta segunda-feira (25) a primeira ferramenta pública com informações em tempo real utilizada em um megaevento. O #LiveInsights vai ao ar hoje e funciona até o fim dos jogos Rio 2016, reunindo informações e dados relevantes da rede social no Brasil. A ideia é que ela seja um termômetro para facilitar o trabalho de marcas e agências na hora de identificar oportunidades para guiar suas estratégias e ações durante as Olimpíadas.

Além da plataforma em si, a rede social vai disponibilizar conteúdos especiais em seus canais voltados a marcas e anunciantes — mais especificamente, no perfil no Twitter do Twitter Ads Brasil e também no blog da plataforma. Em suma, a ideia é oferecer um serviço completo em relação ao fornecimento de dados ao longo dos Jogos Olímpicos deste ano.

Traduzindo em dados

O grande foco da #LiveInsights é ficar de olho no Twitter durante as Olimpíadas e traduzir tudo em dados. Assim, com base nas conversas dos usuários brasileiros da rede social, ela vai oferecer números e informações organizadas por estado, esportes e atletas. Além disso, a nova ferramenta do Twitter vai oferecer destaques sobre as marcas com grande engajamento na rede durante os jogos e também quais perfis têm mais engajamento e quais tweets foram mais retweetados. Por fim, listas incluindo os melhores Moments também estarão nos dados fornecidos pela companhia.

A rede destaca ainda que não vai fornecer às marcas e agências nenhum dado confidencial dos usuários, mas apenas os conteúdos compartilhados de forma pública. Em suma, ela vai avaliar tudo o que é postado e oferecer às empresas de comunicação e publicidade quais assuntos têm sido mais discutidos. Com isso, os profissionais da área terão mais recursos para elaborar suas ações publicitárias e de comunicação.

“Para marcas e agências, o #LiveInsights é uma fonte rica de informações atualizadas a todo instante sobre as conversas que acontecerão no Brasil em torno das Olimpíadas”, comenta a diretora de desenvolvimento de contas do Twitter Brasil, Fabiana Manfredi. “Além disso, o lançamento do site é uma forma de evidenciar ainda mais o Twitter como uma plataforma em tempo real com grande poder de engajamento gerado pelos grandes eventos esportivos e como fonte de insumo para todas as áreas das agências.”

A nova plataforma do Twitter foi um trabalho em conjunto entre a equipe de Sales Marketing do Twitter, a área de desenvolvimento de contas, a agência de contéudo Remix e ainda a ferramenta Flowics, certificada pelo Twitter e responsável por moderar e exibir em tempo real o conteúdo de redes relevantes para agências e marcas. Todo o conteúdo exibido no #LiveInsights será curado por equipes da empresa. Para conferir, acesse liveinsights.com.br.