Você provavelmente não está assistindo Netflix em 1080p

Um dos problemas da falta de controle da qualidade do vídeo na Netflix é que você não sabe em qual resolução está assistindo. Então você espera alguns segundos para o vídeo ficar com uma boa qualidade e… já deve estar em 1080p, certo? Não. Na verdade, nem todos os navegadores suportam Full HD na Netflix. E é bem provável que o seu não suporte.

Nesta página, a Netflix detalha quais são os navegadores que suportam o serviço e qual é a resolução máxima que eles rodam o vídeo. Se você usa o Chrome, Firefox ou Opera, fuén: suas séries favoritas estão sendo vistas na resolução 720p e com um bitrate máximo de 4.420 kb/s.

No caso do Safari (OS X 10.10.3 ou superior), Internet Explorer (!) e Microsoft Edge, a resolução máxima chega a 1080p, com este último rodando a 7.500 kb/s. Esses três navegadores representam apenas 14% da audiência do Tecnoblog.

Essa informação veio à tona por um post no blog da Microsoft e confirmada pela PCWorld. A partir do menu secreto da Netflix, que permite ao usuário configurar a qualidade do vídeo e ver as estatísticas (Control+Alt+Shift+D), é possível ver a resolução na qual o vídeo está rodando. Nos testes, a tela mostrou a resolução 1080p para o Edge, enquanto o Chrome só chegava a 720p.

Agora uma curiosidade: lembra daquele teste de bateria que a Microsoft fez entre os quatro principais navegadores, mostrando que o Edge pode aumentar sua autonomia em até 70%? Então. Segundo a Microsoft, pelo fato do Edge ter rodado vídeo em 1080p nos testes, ele consegue entregar um conteúdo de alta qualidade ao mesmo tempo em que gasta menos bateria. Palmas para a Microsoft.

Se você não quer mesmo trocar de navegador, ainda há esperanças: é possível baixar o aplicativo da Netflix para Windows 10, que também exibe conteúdo em Full HD.