YouTube anuncia YouTube Red, versão paga com reprodução offline e sem anúncios

Após vários rumores, o YouTube finalmente irá ganhar uma versão paga. É o YouTube Red, que não exibe anúncios, permite baixar vídeos no celular/tablet para vê-los offline e tem um recurso de reprodução enquanto você usa outro aplicativo. Tudo isso, porém, tem o custo de uma assinatura mensal de US$ 10, o equivalente a cerca de R$ 40 na cotação desta quarta-feira (21).

O YouTube Red será lançado em 28 de outubro nos Estados Unidos. A partir dessa data, usuários da região poderão testá-lo gratuitamente por 1 mês. Por enquanto, ele não irá funcionar no Brasil.

A assinatura da versão paga do YouTube se estende para todos os dispositivos do usuário, é compatível com o Google Play Music (assine um e tenha acesso ao outro) e vale ainda para o YouTube Gaming e o YouTube Music, app que a empresa também revelou nesta quarta (21).

De acordo com o YouTube, o Music “é projetado para tornar a descoberta e a reprodução de músicas mais fácil do que nunca”. Pela descrição da empresa, você escolhe uma canção que gosta e o serviço toca outras com base nas suas preferências – um recurso comum em plataformas como Spotify, Deezer e Rdio.

E em 2016, a versão paga do YouTube também terá conteúdo exclusivo produzido por alguns dos maiores canais do site, como o do youtuber de games PewDiePie. O programa se chama Scare PewDiePie (assuste o PewDiePie, em tradução livre) e mostra o sueco Felix Kjellberg em uma espécie de reality show com situações tiradas de seus games favoritos.