Para centralizar as informações referentes aos preços, planos e qualidade dos serviços e do atendimento das operadoras de telefonia atuantes no Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou a criação de um novo aplicativo para celular. O “Comparador para Consumo Consciente de Telecomunicações” será o terceiro app desenvolvido pela agência com foco no consumidor e deverá ser lançado no próximo ano.
A agência obteve financiamento do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) do Governo Federal para o desenvolvimento do app. O projeto foi desenvolvido pelas Superintendências de Relações com os Consumidores e de Competição e custará R$ 350 mil.
Anteriormente, a Anatel já desenvolveu outros dois apps para o consumidor. O “Serviço Móvel”, que permite consultar a qualidade dos serviços de telefonia móvel; e o “Anatel Consumidor”, que serve para que o consumidor envie reclamações sobre os serviços prestados pelas operadoras.
O financiamento obtido para a criação do novo aplicativo será realizado pelo FDD no primeiro trimestre de 2016, mas a Anatel diz que pretende antecipar etapas a fim de entregar a ferramenta com ainda mais rapidez.