Como ocultar as imagens e vídeos do WhatsApp na Galeria do Android

O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados hoje em dia, e tenho certeza que a maioria de vocês já estão familiarizados com a forma que o aplicativo gerencia os arquivos multimídia enviados ou recebidos através das suas conversas no aplicativo.

O WhatsApp guarda todas as imagens e videos em uma pasta e esses arquivos armazenados são visíveis para qualquer pessoa na galeria do aparelho. Isso pode ser um problema, pois alguém acidentalmente pode abrir a galeria do seu telefone e acessar essas imagens ou vídeos.

Como sabemos, nem sempre o que recebemos em nossas conversas pessoais ou principalmente nos grupos, são ou dizem respeito a nós, mas para um desavisado pode pegar mal olhar certos tipos de imagens em nossa galeria, que podem ser as mais variadas.

Muito dos grupos do WhatsApp são conhecidos e usados para compartilhar vários tipos de conteúdo, e entre eles temos muitas imagens e videos que podem ser, digamos, comprometedoras. Esse funcionamento padrão do WhatsApp deveria mudar e todos os arquivos deveriam ficar ocultos ou expostos com a nossa permissão.

Como ocultar as imagens e vídeo do WhatsApp?

Agora você não precisa mais se preocupar com o que pessoas estão vendo no seu aparelho. Alguns grupos do WhatsApp possuem um fluxo muito grande de imagens, dessa forma é muito difícil apagar rapidamente todas as imagens que possam causar problemas caso sejam vistas por terceiros.

Para contornar esse problema é necessário bloquear o serviço de indexação do conteúdo multimídia do WhatsApp, que fica na pasta /Whatsapp/Mídia. Isto é feito através da criação de um arquivo chamado .nomedia na pasta que você deseja bloquear e isso pode ser feito usando o aplicativo ES File Explorer.

  1. Abrimos ES File Explorer e seguimos para a pasta WhatsApp que deve aparecer na parte inferior, por ordem alfabética. Entramos para a pasta de mídia e seguimos para os subdiretórios. Entramos na pasta que vamos bloquear, no caso a pasta WhatsApp Images.

  2. Vamos criar um arquivo dentro da pasta que queremos ocultar. Para isso pressione novamente a tecla + (canto inferior esquerdo) e selecione Arquivo. Aqui encontramos uma caixa de texto para digitar o nome e nesse caso escreva .nomedia (com o ponto na frente mesmo).

  3. Pressione OK e uma mensagem será exibida na parte inferior dizendo que foi criado .nomedia, não se preocupe se você não vê, porque vai ser um arquivo oculto e você teria que ter nas opções de ES File Explorer para ver arquivos ocultos.

Este método é válido para qualquer aplicação de salvar o conteúdo de mídia para nosso smartphone e só tem que criar o arquivo .nomedia no diretório correspondente para evitar mostrar em nossa Galeria.

O que fazer para retornar todas as imagens?

Obviamente, se você excluir o arquivo .nomedia qualquer novo arquivo que for para essa pasta será indexado. No entanto, as imagens recebidas antes de remover o arquivo .nomedia não vão aparecer.

Para que essas imagens sejam indexadas é necessário apagar o banco de dados de mídia e reiniciar o telefone para forçar uma nova verificação de mídia.

Isso é feito a partir de: Configurações > Gerenciador de Aplicativos (ou Aplicativos) > Todos > Armazenamento de Mídia > Finaliza com ‘Limpar Dados’.

Clicando no botão Limpar Dados vai excluir o banco de dados existente e forçar uma reinicialização e assim vai examinar novamente a memória de nosso aparelho em busca de todas as mídias: imagens, sons e vídeos, transformando a indexação e que figura na galeria sem problema.