Windows 8.1 chega até o fim do ano; Microsoft confirma preview público para junho

A Microsoft se pronunciou oficialmente sobre o Windows 8.1, também conhecido como Windows Blue. A atualização será lançada até o fim do ano, com melhorias baseadas no feedback dos usuários do sistema. Julie Larson-Green, líder da divisão de Windows, também confirmou que uma versão de testes será liberada publicamente em junho, durante a conferência Build.

Em um post no blog oficial do Windows, Tami Reller, diretora de finanças e marketing da Microsoft, dá algumas pistas sobre o que está por vir no Windows Blue. Ela não fornece detalhes muito específicos, mas podemos fazer algumas observações.

Reller comenta que o Windows Blue “oferecerá as inovações mais recentes entre uma gama cada vez maior de dispositivos de todos os tamanhos, telas, autonomia de bateria e desempenho, ao mesmo tempo em que cria novas oportunidades para o nosso ecossistema”. Isso combina com o rumor de um possível Surface de 7 polegadas e abre caminho para que os fabricantes possam criar tablets mais baratos com o sistema. Na semana passada, a Amazon vazou um tablet da Acer com Windows 8 e tela de 8,1 polegadas.

A diretora também revela que a atualização, para a Microsoft, é uma “oportunidade de respondermos aos comentários dos usuários, que estamos recebendo desde o lançamento do Windows 8 e do Windows RT”. Recentemente, a jornalista Mary Jo Foley afirmou que a Microsoft está planejando colocar uma opção para pular a tela inicial no boot, além de incluir um botão Iniciar no canto da tela, como nas versões anteriores do Windows.

Um preview público do Windows Blue será liberado durante a Build, conferência para desenvolvedores que acontece entre os dias 26 e 28 de junho. Uma versão do Windows Blue vazada em março mostrou mais opções de personalização, melhorias no Painel de controle, Internet Explorer 11 e novos aplicativos de calculadora, alarme e gravador de som.