Brasileiros que costumam emitir boletos online devem ficar atentos para uma nova modalidade de fraude encontrada nessa forma de realizar pagamentos. Um novo vírus é capaz de detectar um boleto no momento em que ele é emitido e alterar os números da linha digitável. Isso faz com que o valor pago vá para uma conta diferente da que deveria receber o pagamento.
O site ‘Linha Defensiva‘, especializado em segurança virtual, analisou o novo golpe e descobriu ainda que a fraude também corrompe o código de barras, impedindo assim sua leitura e, consequentemente, seu uso. Dessa forma, mesmo que o usuário imprima o boleto e tente realizar o pagamento, os números impressos na linha continuarão incorretos e o dinheiro vai cair na conta estabelecida pelos criminosos.
“O código não altera boletos de um site específico. Qualquer página que tiver uma linha digitável e a palavra ‘boleto’ está sujeita a ser modificada”, explica o site Linha Defensiva. Como a data de vencimento e o valor do documento não são alterados, é preciso ficar de olho em outros detalhes para tentar identificar o golpe. Três informações merecem atenção na hora de verificar se o seu boleto foi afetado pelo vírus:
- As linhas digitáveis dos boletos serão sempre parecidas.
- O código de barras terá um “buraco” branco e será inválido.
- O logo do banco não será sempre idêntico ao número do banco presente na linha digitável.
O vírus está em circulação há cerca de três semanas e, apesar de nenhuma empresa especializada ter divulgado o golpe, as taxas de detecção dos antivírus são boas.
O ataque não se restringe apenas aos boletos gerados nos navegadores, já que a Linha Defensiva alerta que o vírus também é capaz de capturar senhas do Hotmail e Facebook.