Apple registra patente de sistema que não deixa iPhone quebrar

A Apple registrou recentemente uma nova patente tecnológica de um sistema que promete proteger o iPhone, evitando que ele estrague em uma queda. Intitulado “mecanismo de proteção para um dispositivo eletrônico”, o recurso pretende evitar que aparelhos móveis, principalmente o iPhone, tenham seu funcionamento comprometido por quedas. As informações são do site AppleInsider.

O sistema é equipado com sensores que são capazes de identificar quando o aparelho está em queda livre e a que distância ele está do solo. Com base no texto da patente, esses sensores podem ser giroscópios, acelerômetros, sensores de posição ou até mesmo recursos mais avançados como GPS e sensores de imagem. Junto com o sensor está um processador que será o responsável por identificar se o dispositivo está em queda livre e quanto tempo de queda ele ainda tem até se chocar com o solo – dados e métricas de quedas anteriores também são armazenados pelo processador para ajudá-lo a tomar a melhor decisão para “salvar” o aparelho.

20118.33847-Patente-Apple-queda

A tecnologia também precisa de outros mecanismos para auxiliar o aparelho em sua queda ou orientá-lo durante seu “voo”. Para isso a patente sugere algumas soluções como, por exemplo, o movimento de uma massa ponderada localizada dentro do aparelho; uma “asa” que seria capaz de dar sustentação ao aparelho durante a queda, ou até um mecanismo de propulsão a gás.

20119.33848-Patente-Apple-queda 20120.33849-Patente-Apple-queda 20121.33850-Patente-Apple-queda

Por enquanto, a tecnologia registrada pela Apple é um pouco vaga sobre de que forma esse sistema seria instalado no iPhone, iPad e iPod touch, mas o sonho de ter um aparelho que mesmo caindo não se quebra é algo animador para qualquer usuário de dispositivos móveis.