Thiago Sabaia

Processadores quad-core chegam às TVs da Samsung na CES 2013

Entre as principais novidades na linha de HDTVs apresentadas pela Samsung na CES 2013 está o emprego dos novos processadores quad-core, baseados no design Cortex A15 da ARM (o mesmo presente no processador do Galaxy S3, por exemplo). O uso dos processadores mais musculosos nas F8500 (plasma) e F7500 (LED 3D) não é gratuito: as TVs da nova linha passam a decodificar nativamente vídeos com o novo codec HVEC.

Basicamente, o HVEC é um aprimoramento do já conhecido H.264, garantindo vídeo de maior resolução e qualidade, mas de tamanho inferior. Para rodar esse tipo de conteúdo sem risco de lags e gargalos, algo que seria insuportável em um televisor, a Samsung decidiu melhorar as CPUs.

Com os novos processadores de quatro núcleos, as HDTVs da marca terão, também, melhor margem para administrar os recursos de interatividade oferecidos pela fabricante sul-coreana. Controles por voz foram refinados para identificar melhor os comandos, interações por gestos aprimorada, com reconhecimento para interações com as duas mãos e gestos como pinça para fazer zoom.

Além dos aprimoramentos, os televisores continuam oferecendo recursos tradicionais da Samsung em seus aparelhos, como o AllShare, serviço de DLNA que distribui conteúdo entre aparelhos da marca, e o S-Recommendation, consistindo em listas que buscam sugestões de mídia e conteúdos na Internet. As TVs da série F8500 serão vendidas em três tamanhos: 51, 60 e 64 polegadas. A F7500 terá telas com diagonais de 46, 55 e 60 polegadas.

Outra novidade interessante da Samsung, voltada ao consumidor final, é o Smart Evolution Kit. Com ele, o consumidor que tiver uma Smart TV compatível pode promover upgrades de CPU, GPU, memória, refinamentos de software e controles interativos por voz e gestos. O kit consiste em uma placa pequena, que é fixada no painel traseiro do aparelho. A Samsung não divulgou preços e disponibilidade do recurso.

Confira um vídeo do Evolution Kit 2013 apresentado na CES 2013:

Sair da versão mobile