Game of Thrones tem episódio vazado pela própria HBO

O sexto capítulo da nova temporada de Game of Thrones vazou na madrugada desta quarta-feira (16). O episódio, que deve ser exibido no próximo domingo (20), surgiu online e rapidamente se espalhou em sites de torrent a partir de um post no Reddit. Inicialmente, a informação é de que a série foi exibida, por engano e antes da hora, pela distribuidora da HBO na Espanha. O canal não confirmou a informação.

Durante a exibição, uma transmissão nas redes sociais foi iniciada, e, mais tarde, o mesmo arquivo acabou caindo em sites de torrent e compartilhamento. Mais uma vez, não se trata de uma versão em boa qualidade, com o vazamento da vez sendo constituído de uma câmera filmando a tela da televisão, com imagens ruins e áudio pior ainda.

De acordo com os relatos dos fãs, o engano aconteceu quando, na verdade, a HBO Espanha estaria exibindo uma reprise. A primeira hora do sexto capítulo, que tem uma duração total de 1h11, foi exibida, com a transmissão cortada antes do final, teoricamente, não porque alguém percebeu o erro, mas sim devido à grade, que deveria dar espaço ao próximo item da programação.

Entretanto, uma segunda versão surgiu rapidamente e parece ter sido obtida a partir da plataforma online HBO Go, indicando a ocorrência de um erro ainda maior. Neste caso, inclusive, o capítulo foi disponibilizado na íntegra, mas somente por alguns minutos. Quem teve sorte de acessar o conteúdo antes da remoção, entretanto, conseguiu assistir até o final, o que acabou dando origem, também, a mais um arquivo vazado.

Nesta temporada de Game of Thrones, o canal disponibiliza o capítulo no serviço simultaneamente à sua exibição na televisão, algo que, aparentemente, aconteceu também no engano cometido pelos espanhóis. Isso acontece, inclusive, no Brasil, com problemas de indisponibilidade de servidores afetando os usuários semanalmente.

Hackers não estão envolvidos

O vazamento do episódio, entretanto, não tem a ver com a sequência de informações e capítulos surgindo antes da hora na internet pelas mãos de hackers. Os criminosos que invadiram os servidores da HBO e roubaram 1,5 GB de dados do canal, aparentemente, não possuem episódios de Game of Thrones, apenas roteiros preliminares de alguns capítulos, já liberados por eles.

Isso não muda a maré de má sorte pela qual a HBO está passando, pois, além dessa questão, ela também já teve que lidar, duas vezes, com vazamentos de Game of Thrones nesta temporada. Há duas semanas, o quarto capítulo do seriado também surgiu na internet a partir de uma distribuidora na Índia. O caso motivou uma campanha para que os fãs não assistissem ao episódio.

Casos semelhantes já aconteceram no passado, com os cinco capítulos iniciais da quinta temporada e também o primeiro da sexta surgindo antes da hora na internet, a partir de versões enviadas antecipadamente para imprensa e parceiros. Para evitar vazamentos, a HBO disse que não trabalharia mais desta maneira durante o sétimo e oitavo anos do show, o que, como percebemos, não foi capaz de impedir a situação.

A HBO, por enquanto, não se pronunciou sobre o assunto. A sétima temporada de Game of Thrones também é a penúltima, com o fim da série marcado para o ano que vem.

Fonte: The VergeLigado em Série