Google vai aperfeiçoar as transcrições do Google Voice

O Google Voice foi lançado em 2009 e já está em atividade em 150 países, incluindo o Brasil. Um recurso muito interessante do serviço é a opção de visualizar uma versão transcrita das mensagens do seu correio de voz, mas muitas vezes elas não são nada inteligíveis e ninguém entende absolutamente nada do que foi tanscrito. Agora, o Google anunciou que vai lançar um sistema de transcrições mais preciso.

Para isso, a empresa contou com a ajuda de diversos usuários que compartilharam algumas de suas mensagens de voz para análise e aperfeiçoamento do sistema. A novidade será resultado da utilização de redes neurais artificiais do Google, semelhantes às utilizadas pelo sistema de busca por voz no Chrome. Essas redes neurais são modelos computacionais inspirados pelo nosso cérebro e são capazes de realizar o aprendizado de máquina bem como o reconhecimento de padrões.

De acordo com o gigante da web, a utilização desse novo sistema irá diminuir os erros de transcrições do Google Voice em 49%. Porém, usuários brasileiros não devem ficar tão esperançosos em ver a novidade por aqui tão cedo. Isso porque a estreia da atualização está ligada ao Project Fi, a operadora móvel do Google. Por enquanto, o serviço de telecomunicações está restrito aos Estados Unidos e não existem planos para trazê-lo para o Brasil.

Em uma recente entrevista, o presidente da gigante das buscas no Brasil, Fábio Coelho, explicou que trazer o Project Fi para o país seria um pouco complicado. Isso porque será necessária uma colaboração mais próxima com as operadoras, que poderiam resistir à novidade devido a polêmicas envolvendo as redes 3G e 4G e, principalmente, pelo fato das operadoras nacionais ainda não terem acordado de fato para o uso de Wi-Fi como serviço de apoio aos picos de acesso de suas redes de dados móveis.