Como baixar vídeos do Facebook para o Computador e Celular

Eventualmente, você está rolando o seu feed no Facebook pelo celular e se depara com um vídeo bacana. O problema da rede social é que, se você não agir rápido, provavelmente vai perder aquele conteúdo para sempre e, por isso, é bom ter uma alternativa para guardar o vídeo em definitivo, para compartilhar com os amigos no WhatsApp, ou apenas para tê-lo no futuro.

FB Video Downloader (para Android)
Não se engane com a tradução quebrada para o português e uma interface não muito bonita. O app se propõe a baixar vídeos do Facebook e o faz com maestria.

Ao inserir seu login no serviço, ele o leva para uma página organizada em vídeos de amigos ou páginas. Também há a opção de baixar vídeos postados por você ou o material onde você está “tagueado”.

Basta pressionar a área para onde você deseja ir e escolher um vídeo para baixar e depois do download, conferir a área de vídeos baixados para reproduzi-los sem problemas.

FB VDownloader (para Android)
Também muito fácil de usar, mas com uma interface ainda mais desagradável, também divide os vídeos entre os postados por páginas que você curte e seus amigos, mas não tem tantas opções como os vídeos em que você está marcado.

De qualquer forma, por mais que não seja muito bonito, ele é bastante prático. Basta visitar a aba correspondente ao seu interesse. Em seguida, escolha o amigo ou página cujo vídeo você tem interesse e escolha o que deseja baixar. Então, basta definir se você quer reproduzir via streaming ou apenas baixá-lo para o futuro.

Video Downloader for Facebook (iOS)
Para os fãs da maçã, esta alternativa tem uma interface muito mais elegante que qualquer outro do Android, que também divide os vídeos entre amigos e páginas curtidas. Bem fácil de usar, ele tem um problema, porém: para armazenar o vídeo para reprodução offline, é necessário pagar US$ 1 para liberar o recurso.

No PC:
Para quem não quer nenhuma extensão em seu navegador, uma boa opção é um site chamado fbdown.net, que funciona de uma forma bem prática.

Vale tomar cuidado, que os anúncios na página tentam confundir o usuário com inúmeros botões de download, mas com atenção, tudo deve acabar bem.

Para usar, basta procurar um vídeo no Facebook e copiar sua URL. Em seguida, vá ao site citado acima e cole o endereço na barra destacada abaixo e clique em download.

20140611181936

Depois, selecione a resolução em que desejar baixar (Download Video in Low Quality para baixa resolução e Download Video in HD para alta) e clique com o botão direito no link. Em seguida, pressione “Salvar Link como…”, defina o destino, confirme e o download começa automaticamente.

20140611183434