Conheça 5 truques para otimizar o uso do Dropbox em seus aparelhos Apple

O Dropbox é um dos serviços de armazenamento na nuvem e sincronização de arquivos mais usados no mundo todo, permitindo que os usuários acessem seus documentos a partir do iPhone, iPad, Mac ou qualquer navegador na web. Além de oferecer opções fáceis de backup, o serviço também possui alguns truques que permitem a otimização do seu uso nos aparelhos Apple.

Confira abaixo uma lista com cinco truques indispensáveis para os usuários do Dropbox.

1. Compartilhe arquivos grandes

Quem costuma compartilhar fotos, vídeos ou outros documentos pesados com seus amigos através do e-mail sabe como os serviços costumam limitar o tamanho dos arquivos anexados. O Dropbox pode ser a opção ideal para quem quer compartilhar arquivos grandes. Os usuários deverão checar primeiramente se estão utilizando a última versão do aplicativo do Dropbox.

Truques Dropbox

Em seguida, na aba Finder, localize a pasta no Dropbox que deseja e clique com o botão direito do mouse sobre a pasta. No menu, os usuários encontrarão a opção ‘Compartilhar ligação Dropbox’ e ao selecionar esta opção o serviço fornece um endereço de URL compatível com a pasta selecionada, que pode ser colado facilmente em um e-mail ou bate-papo. O melhor é que os destinatários nem precisam ter uma conta no serviço de armazenamento para visualizar o conteúdo da pasta.

2. Sincronize as configurações de aplicativos entre Macs

Configurar aplicativos do jeito que você gosta em mais de um Mac não é uma das coisas mais agradáveis para se fazer. E esta é mais uma das funções na qual o Dropbox promete te ajudar. Os usuários poderão armazenar no Dropbox as configurações de sua preferência para os aplicativos que utilizam e, assim que você fizer alterações de configuração em um computador, ele também atualiza as configurações na outra máquina. Vale ressaltar que nem todos os aplicativos permitem o armazenamento de configurações no Dropbox.

3. Compartilhe uma pasta

Outro recurso que facilita a vida das pessoas que precisam compartilhar projetos com outros usuários de Mac ou PC é a ‘Pasta Compartilhada’. Primeiramente, todas as pessoas com quem você deseja compartilhar uma pasta devem ter ao menos uma assinatura gratuita no Dropbox.com. Depois, na aba Finder, clique com o botão direito do mouse sobre a pasta escolhida e, no menu de Contexto, aparecerá a opção para compartilhar a pasta.

Truques Dropbox

Logo em seguida, o seu navegador web abrirá o Dropbox.com e, em uma nova janela, ele pedirá que você digite o endereço de e-mail dos membros do grupo com quem deseja compartilhar a pasta, juntamente com uma mensagem curta. Ao concluir este processo, todos os membros do grupo poderão adicionar, excluir ou editar os arquivos na pasta, e todos os arquivos serão sincronizados.

4. Reúna fotos de um evento em um álbum

Durante um evento, muitas pessoas costumam tirar fotos de todos os presentes e as publicam nas redes sociais ou outros sites. Para facilitar que todas as pessoas que participaram do evento vejam as fotos, o Dropbox possui uma opção de compilar as imagens em um álbum compartilhado. Os usuários podem utilizar o serviço ‘Enviar para o Dropbox’ e criar um endereço de e-mail exclusivo para que as pessoas enviem as fotos, e reuni-las de forma mais fácil em uma única pasta.

Truques Dropbox

Depois, o proprietário da pasta pode enviar o endereço de URL referente ao arquivo para todas as pessoas que participaram do evento, e elas poderão visualizar as imagens sem precisar de uma conta no serviço ou instalar um novo software.

5. Restaure versões anteriores de arquivos com o Dropbox

Alguma vez você excluiu um documento da sua pasta no Dropbox acidentalmente ou apertou o botão ‘Salvar’ e se arrependeu? O Dropbox mais uma vez tem uma solução para este problema, já que ele salva automaticamente versões dos seus arquivos dos últimos 30 dias, permitindo que o usuário volte no tempo e resgate uma versão de um documento ou o arquivo por completo.

Para visualizar uma versão anterior de um arquivo, você deve ir até a aba Finder, clicar com o botão direito do mouse sobre a pasta escolhida e selecionar a opção ‘Exibir versões anteriores’. Ou, se você estiver visualizando suas pastas a partir do Dropbox para web, selecione as versões anteriores no menu Contexto. Ao acessar a função, você encontrará uma lista com todas as versões dos seus documentos posicionadas em ordem cronológica inversa.

Truques Dropbox

O Dropbox ainda traz informações importantes sobre cada arquivo como, por exemplo, quem editou o documento, dispositivo no qual a edição foi feita, data na qual a última edição foi realizada, e o tamanho do arquivo.

Restaurar arquivos deletados requer um outro processo. O usuário deve acessar o Dropbox na web e clicar sobre o ícone da ‘Lixeira’, localizado no canto esquerdo da caixa de busca. A aba apresentará todos os arquivos que foram excluídos e, para trazer de volta um documento, o usuário deverá clicar sobre o arquivo e selecionar a versão que deseja, assim a versão selecionada é restaurada.