Positivo lidera, pelo oitavo ano consecutivo, o mercado brasileiro de computadores

Apesar de o mercado mundial de PCs estar enfrentando um momento complicado, bons ventos sopram para o lado da Positivo Informática. A fabricante ocupa a liderança do mercado brasileiro de computadores pelo oitavo ano consecutivo.

Os dados são da IDC, e mostram que houve um aumento de 0,6 pontos percentuais no market share da companhia, que no último trimestre de 2012 dominou uma fatia de 14,6% do mercado brasileiro, com uma diferença de 34% no volume de vendas em relação ao segundo colocado.

O aumento de participação no quarto trimestre de 2012 foi verificado em desktops e em notebooks, com liderança da companhia em ambas as categorias, com fatias de 28,7% e de 22,4% do mercado, respectivamente. No ano passado, o volume consolidado de hardware (desktops, notebooks e tablets das marcas Positivo e Positivo BGH) registrou 2,409 milhões de equipamentos, entre eles 2,306 milhões de PCs e 103 mil tablets. Foram entregues 2,194 milhões de unidades no Brasil e 214 mil na Argentina.

A IDC prevê uma estabilização no mercado brasileiro de computadores, que será liderado pelo segmento varejista, e uma grande expansão da venda de dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Entre 2012 e 2017 estima-se uma taxa de crescimento anual de 0,9%, o que deve levar o mercado a vender 16,2 milhões de PCs no último ano projetado.

Já o mercado de tablets deve crescer 29,5% nos próximos cinco anos, atingindo 11,4 milhões de unidade vendidas em 2017. Enquanto isso, no mesmo período, o mercado de telefones celulares (smartphones e feature phones) deve apresentar uma taxa de crescimento anual composto de 9,2%, com um volume total de 92 milhões de unidades no país.