Facebook testa pagamento para enviar mensagem a desconhecidos

Sabe aquele indivíduo que insiste em te enviar mensagens privadas querendo ser seu amigo no Facebook, mas você nunca o viu na sua vida? A rede social está testando um novo serviço que irá cobrar por mensagens trocadas entre desconhecidos, ou seja, se não é seu amigo no Facebook, terá que pagar para te enviar uma mensagem.

Segundo o The Verge, o Facebook estaria testando a ferramenta com um grupo seleto de usuários para ver se o mecanismo de cobrança é aprovado. Atualmente, algumas mensagens das pessoas com quem você não tem amigos em comum são enviadas para outra pasta dentro do perfil, intitulada ‘Outros’ – que muitas pessoas nem sabem da existência. Com a nova ferramenta, por uma quantia de um ou dois dólares, quem não te conhece poderá enviar uma mensagem para sua caixa.

A empresa garante que a troca de mensagens privativas entre amigos e amigos de amigos continuará funcionando gratuitamente, da forma como conhecemos hoje. “Vários comentaristas e pesquisadores notaram que a imposição de uma taxa ao remetente pode ser a forma mais eficaz de evitar mensagens indesejadas e facilitar a entrega de mensagens que são relevantes e úteis”, explicou a empresa em seu blog oficial.

Especialistas acreditam que a rede social de Mark Zuckerberg estaria considerando com a ferramenta uma nova forma de monetização e uma forma de reduzir spams. O anúncio do teste não chega em um bom momento para o Facebook, já que ele enfrenta uma série de críticas sobre as novas regras e termos de uso do Instagram, adquirido pela companhia no começo deste ano.