A verdade por trás do PRIP da Nextel

No segundo semestre de 2013, meus sócios decidiram pegar Nextel para melhorar a comunicação entre os 3. Dois pegaram o famoso Iron Rock e eu por já ter um smartphone(Razr Maxx), decidi pegar um aparelho apenas para rádio, o Motorola i576. Quando o aparelho chegou eles notaram que o Android era antigo, sequer era o 4.0, alguns meses depois dei uma procurada na internet se existia alguma atualização e encontrei no mercadolivre uns caras que atualizavam o Iron Rock para o Android 4.0, só que tinha um aviso informando que a função radio não iria funcionar, já que o Android 4.0 não suporta a rede iDEN. Passei me informar mais com o assunto até que descobri em um fórum que a Nextel estava desenvolvendo um aplicativo para funcionar radio em aparelhos que não suporta a tecnologia iDEN.

prip-cover-imageDepois de muitas pesquisas, cheguei ao nome do aplicativo, PRIP, disponível para iOS e Android. Só que informavam que o aplicativo ainda não funcionava no Brasil, por o aplicativo custar $7,49 dólares, resolvi assinar usando um endereço de fora do Brasil e rodar um proxy no meu celular. Efetuei todos os procedimentos e voilá, Nextel funcionando em meu LG P350 e no iPad, naquele dia liguei para vários amigos pelo aplicativo para testar e mesmo usando proxy a qualidade era ótima.

Fiquei feliz com o aplicativo, pois não precisaria mais de ter contrato com a Nextel e nem ter um número 77 ou 78, teria apenas um ID em meu smartphone com chip da Claro. Entrei em contato com a Nextel pelo facebook para saber mais sobre o PRIP e informaram que chegaria em 2014 ao Brasil. Meses se passaram, e cá estamos em 2014, entrei novamente com a Nextel para saber e informaram que no primeiro trimestre já estaria disponível, alguma galera na internet dizia que o lançamento oficial seria dia 17/03.

Chega dia 17/03, lembro do lançamento e corro para a Play Store para baixar o PRIP. Ao baixar e rodar o app percebo que ao invés de pedir E-mail e a Senha como login, pedia Número e Senha e logo a baixo tinha um botão criar conta, como eu não tinha esse numero e senha, fui na opção criar conta, inseri meu numero da Claro e nada de criar a conta, voltei na Play Store para ler os comentários e vi que na descrição do aplicativo agora constava um url de suporte do PRIP na Nextel “www.nextel.com.br/prip“, acessei o site e lendo tudo, encontrei textos dizendo que era necessário ser cliente de um plano Nextel 3G para poder utilizar o PRIP. Sendo que fora do Brasil não é necessário ser cliente da operadora, qualquer um com um cartão de credito pode assinar por 7 dólares e ter radio ilimitado em seu smartphone ou tablet.

PRIPLembrei que eu tinha o app já instalado em meu iPad e abri ele para conferir os dados que pedia para login, ele continuava pedindo email e senha, só que não tinha mais a página daquele app na App Store, então pesquisei por PRIP na App Store e achei o app com o nome “PRIP – Radio Nextel“, baixei ele e para minha surpresa ele não substituiu o outro que eu já tinha instalado, logo se ele não substituiu, é que o antigo foi apagado da loja e foi colocado outro com novo ID, se fossem o mesmo, por mais que versões diferentes, o mais novo substituiria o novo, e não apareceria baixar e sim atualizar.

Ou seja, já que o Brasileiro é burro e já está acostumado com planos caros e contratos, eles querem liberar o PRIP apenas para quem está com a coleira da Nextel, enquanto os gringos podem utilizar o PRIP sem nenhuma restrição ou contrato.

2014-03-17 13.37.02
All mobile carriers welcome

Como você pode ver na imagem acima, o próprio site do PRIP diz “All mobile carriers welcome“, traduzindo para o português isso quer dizer “Todas operadoras moveis são bem vindas“. Se todas operadoras moveis são bem vindas, porque não consigo criar minha conta com meu da Claro, em Nextel? Tentei entrar em contato com a Nextel e veja abaixo a unica resposta que tive.

Captura de Tela 2014-03-17 às 17.45.54

Abaixo você pode ver a mensagem que apresenta ao tentar criar conta com número da Claro.

2014-03-17 17.43.14

Vamos repassar a mensagem para que todos vejam o que a Nextel está fazendo com seus clientes burros brasileiros.

NEXTEL – Bem vindo a clube, palhaço.

Obs.: Esse post se encontra em desenvolvimento, estamos esperando algumas respostas da Nextel.